quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Um pouco de história ...


Fortaleza de São João/ Forte de São José

A Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro fez no dia 1º de Março de 2008, 443 anos de idade.
A História da Cidade do Rio de Janeiro, em seus primórdios, confunde-se com a História da nossa Fortaleza de São João, onde está situada a nossa escola.

Em 1º de março de 1565, Estácio de Sá fundou, na Urca, entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, a Cidade do Rio de Janeiro. Neste mesmo local foi erguida a Fortaleza de São João, constituída por três redutos (pequenos fortins também chamados de Baterias) e um grande Forte, o Forte São José, de 1578 – o terceiro forte mais antigo do país.

Hoje em dia a Fortaleza de São João continua guarnecendo a entrada da Barra e, além do Forte de São João, abriga a Escola Superior de Guerra, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento e a Escola de Educação Física do Exército. E a nossa querida escola.

Um comentário:

Thiago disse...

"Olá colegas,
Deixo aqui a divulgação da Primeira Olimpíada Nacional em História do Brasil, iniciativa inédita no país, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o apoio do CNPq. A Olimpíada é para escolas públicas e particulares e acontece pela internet, com equipes formadas por estudantes do oitado e nono anos do ensino fundamental e por estudantes do ensino médio, juntamente com seu professor. As inscrições já estão abertas!
www.mc.unicamp.br
Obrigado"